VALUATION

Sabemos que para cada estágio e para cada área de atuação de uma empresa, deve-se usar um método de Valuation que mais se adapte ao seu modelo de negócio.

Dentro dessa perspectiva, um dos nossos diferenciais é que utilizamos aquele que é o mais adequado para o seu negócio, como segue:

Valuation por Fluxo de Caixa Descontado (Discounted Cashflow – DCF)

Método que calcula o valor de uma empresa com base na capacidade de geração de caixa que será gerado por ela no futuro. Utilizado internacionalmente, tornou-se “o mais aceito” no mercado. O “descontado” aqui, refere-se ao fato de que esses “fluxos de caixa futuros” serão trazidos a valor presente, utilizando-se como taxa de desconto, a média ponderada do custo do capital – WAAC.

Taxa de Desconto WAAC

Indicador financeiro utilizado para avaliar o custo médio ponderado do capital de uma empresa e, também, para calcular o fluxo de caixa descontado ou em outras palavras, o valor presente dos fluxos de caixa futuros de uma empresa.

Valuation por Múltiplos

Um dos mais utilizados, devido a sua simplicidade. Outra vantagem é que ele permite comparar a empresa tanto em termos horizontais (com seus concorrentes, com o seu setor ou com a média de mercado) quanto em termos verticais (situação atual x situação passada). Por essa razão o Valuation por Múltiplos também é chamado de Valuation Relativo ou Comparativo.

Valuation por Múltiplos de EBITDA

Depende de algumas variáveis, tais como, setor de atuação de empresa, situação econômica do país, humor dos investidores, porte e características intrínsecas do negócio. Também permite comparações e exige cálculos e pesquisas profundas.

Importante ressaltar que a execução de um Valuation permite aos sócios, gestores e partes interessadas de uma empresa, não apenas apurarem o seu valor justo de mercado, como também ter um diagnóstico fidedigno da sua verdadeira situação econômica, financeira e patrimonial. Sendo assim, o Valuation se aplica não apenas em processos de fusões e aquisições de empresas (M&A), como também para outros fins, tais como, ingresso de novos sócios, resolução de conflitos entre sócios, planejamento sucessório e decisões sobre novos investimentos.

Fale Conosco